Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Untitled Document
Metodo SUMIDA


O Metodo Sumida, foi criada pelo Professor Eduardo Peres Sumida de Marilia em 1996 através de experiência adquirida e após diversos cursos e intercâmbios, onde é graduado em Educação Física e especializado em Natação para Bebes.

O método de ensino Consiste em ensinar e estimular a prática de natação em bebes, crianças e adultos, a partir de uma proposta de ensino que respeita a individualidade de cada ser humano e trabalha de uma forma lúdica, ou seja, a criança aprende brincando.


Nesta metodologia o bebê inicia a adaptação ao meio líquido logo aos 20 dias de vida, passa por diversos níveis de aprendizagem e adaptação até chegar a fase de "Iniciante" das tecnicas. Já nessa fase, a criança inicia o aprendizado das técnicas, passa por várias avaliações até chegar  a pré-equipe (Aperfeiçoamento) e equipe, denominada de DUDU TEAM, onde participa de competições e torneios externos.

Sumida, divide em etapas, cada uma das fases no qual a criança deve passar, são elas:



  • Bebe Iniciante: o bebe acompanhado do papai ou da mamãe interage na aula através de muitas brincadeiras que trarão vários benefícios a criança. 

  • Bebe Avançado: ainda acompanho do papai ou da mamãe o bebe se prepara agora para a próxima etapa que é nadar somente com o professor, a partir daí os exercícios tem um grau de dificuldade maior sem perder a sua essência que é a diversão.

  • Fraudinha1 e 2: nesta fase a criança já tem 3 anos ou mais, e participa das aulas somente com professor, adaptando-se a turma e melhorando o controle corporal.

  • Iniciante: aos 6 anos aproximadamente a criança começa a iniciar as técnicas dos quatro estilos da natação borboleta, costas, peito e crawl.

  • Aperfeiçoamento: nesta fase a criança melhora sua técnica e já inicia na Pré-Equipe, participando de torneios e campeonatos.

  • Equipe DUDU TEAM: A DUDU ACQUA CENTER atualmente é uma das únicas escolas de natação do Estado de São Paulo Federada, portanto apta a participar de campeonatos e torneio Nacionais e Internacionais, então nesta fase a criança só chega se estiver bem preparada.



Com relação a adultos, é feita uma primeira avaliação, em seguida o aluno é encaminhado a turma ou nível que ele se enquadra.

As avaliações e mudanças de fases são feitas pelos professores Eduardo e Luciana de forma simplificada e sem que o aluno perceba que esta sendo avaliado, dentro de uma forma lúdica, respeitando sempre as dificuldades de cada um, para que o aluno não fique traumatizado e desista do esporte.

Já na Hidroginástica, esta metodologia trabalha com idosos, gestantes e jovens dentro de um sistema dinâmico que busca o ganho de condicionamento físico e fortalecimento muscular sem impacto, respeitando as limitações de cada um.

Esta metodologia foi criada e aperfeiçoada pelo Professor Especialista Eduardo Sumida com base  em muito estudo e principalmente com experiência adquirida, de quem está no mercado desde 1996.

Ela é aplicada pelo próprio Eduardo Sumida e sua esposa Luciana Sumida, fazendo um corpo a corpo com crianças e pais no dia-dia, atendendo suas necessidades , fugindo assim de Métodos Ultrapassados de ensino ou Franquias Inúteis, onde os autores nem sabem da existência dos alunos, e os seus “discípulos” (aplicadores) não passam de robôs, sem se preocupar com o individuo em si.

 

Click no link abaixo e saiba mais sobre o Método Sumida de Ensino. 

 


 


 

 


 

DUDU ACQUA CENTER
Duda Sumida no Tem Esporte 2010
Entrevista Duda Sumida/TV TEM
Entrevista Rede Globo
Qual a idade ideal para o bebe iniciar a natação?

vinte dias .
trinta dias .
dois meses .
tres mese .
quatro meses .
cinco meses .
seis meses .
sete meses .
oito meses .
um ano .

 

 

 

DUDU ACQUA CENTER
Fone: (14) 9721 5556 / (14) 9739 5055
Rua Amazonas 496, Centro - Marília/SP